Estudantes chineses (Fun 1 e 2) SP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Luciano Vilela
Luciano Vilela
Admin
Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/09/2020
Idade : 42
https://luciano-imigrantesch.forumeiros.com

Estratégias docentes no processo de ensino e aprendizagem de imigrantes chineses no contexto escolar brasileiro Empty Estratégias docentes no processo de ensino e aprendizagem de imigrantes chineses no contexto escolar brasileiro

Seg Set 14, 2020 5:38 pm

Estudantes imigrantes chineses (Fun 1 e 2) SP



Perguntas gerais

1- Qual a faixa etária que você leciona, qual a disciplina/série e qual a porcentagem média de alunos imigrantes chineses ou filhos de imigrantes em sua turma?

2 - Qual o papel do discente frente ao desafio de conduzir o aluno imigrante chinês a aquisição da língua/cultura brasileira?

3 - Qual a maior dificuldade do aluno imigrante chinês na aquisição da língua no âmbito técnico.

4 - Em sua análise qual a dificuldade para o aluno imigrante chinês/filho de imigrantes de desenvolver habilidades socioemocionais e se relacionar com o outro.

5 - A Quanto tempo você leciona para imigrantes ou filhos de imigrantes chineses? já havia tido essa experiência anteriormente?


Perguntas baseadas nas 10 habilidades gerais previstas na BNCC.

1- Uma das dez competências gerais da BNCC é o conhecimento (Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.)
Como você descreveria o grau de dificuldade de desenvolver essa habilidade?

2 - Para desenvolver O repertório cultural ( uma das habilidades gerais de BNCC - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.) o que é necessário trabalhar com o aluno, grupo (sala de aula ) e família?

3 - Desenvolvendo a comunicação (Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo). Quais estratégias se fazem necessárias para o desenvolvimento desta comunicação uma vez que esse aluno está em processo de aquisição da língua?

4 - Outra habilidade dentre as 10 habilidades gerais da BNCC é a empatia e cooperação (Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza ). Como o aluno imigrante chinês pode desenvolver empatia e cooperação uma vez que se vê inserido em um grupo social tão ‘’distinto’’ ao seu de origem ?

5 - Caso a comunidade escolar não atente para as dificuldades socioemocionais do estudante imigrante chinês e crie estratégias para sanar duas dificuldades como esse indivíduo desenvolverá a Responsabilidade e cidadania (Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários)?



Perguntas específicas/ relato de experiência

1 - Qual a maior dificuldade para auxiliar a adaptação do aluno imigrante chinês em sua sala de aula ?
2 - Existem dificuldades socioemocionais nesses alunos? Demonstram agressividade, irritação, inibição ou outras características semelhantes?Essas dificuldades se dão também pelo fato de serem imigrantes?
3 - Esses alunos são aceitos pelo grupo de alunos não imigrantes e são tratados como iguais? sofrem algum tratamento diferenciado ou até mesmo bullying ?
4 - Os alunos imigrantes chineses demonstram(relatam) viverem em um ambiente familiar saudável? descrevem experiências de conforto sócio emocional familiar?
5 - A comunidade escolar (escola, família e comunidade) entende o seu papel frente a o desafio de receber e acolher esses alunos imigrantes chineses?
avatar
Eu
Convidado

Estratégias docentes no processo de ensino e aprendizagem de imigrantes chineses no contexto escolar brasileiro Empty Tu

Ter Set 15, 2020 8:19 am
Oi
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos